Uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Alpedrinha, que cedeu o edifício por um período de 25 anos, e o Centro Assistencial, Cultural e Formativo do Fundão (CACFF), entidade promotora e gestora do projeto, tornou possível uma candidatura ao PRR, no valor superior a 400 mil euros.
Segundo Alcina Cerdeira, presidente da direção do CACFF, o Centro de Apoio à Vida, que vai criar seis postos de trabalho e terá capacidade para “10 a 12 mulheres, com os respetivos filhos”, é uma resposta social destinada a mães “que tenham necessidade de desenvolver competências parentais, que poderão ficar até um ano, dependendo da avaliação que a equipa técnica fará, para avaliar se a mãe já tem competências para tomar conta do seu filho.”
Satisfeito com o fim que a casa de família vai ter e emocionado com a homenagem, Manuel Proença agradeceu o momento, que o liga ainda mais às suas raízes.
“Sou filho, sou neto de descendentes, todos alpetrenienses, eu tenho muito orgulho que isso tenha acontecido. Este meu tributo a Alpedrinha é um agradecimento aos alpetrenienses, ao que fizeram por mim. Sou eu que devo aos alpetrenienses porque me transformaram no homem e no empresário que sou hoje.”
Além do nome na rua onde cresceu e onde se situa a casa, Manuel Proença dá, a partir de agora, o nome ao anfiteatro ao ar livre junto à loja do cidadão, onde decorreu a cerimónia que juntou as instituições da vila que testemunharam a generosidade do homenageado nas mais diversas causas: socias, religiosas, culturais ou patrimoniais.
Uma homenagem que foi aprovada por unanimidade e aclamação pela Assembleia de freguesia de Alpedrinha e à qual se juntaram todas as instituições da vila.
Perante esta mobilização, Paulo Fernandes deixou um repto aos alpetrenienses.
“O que eu peço é que estas instituições mais fortes e esta cidadania mais livre e empreendedora, seja capaz de continuar a ajudar, a alimentar o sonho”.
Um exemplo a seguir, acrescentou ainda o autarca, no dia em que Alpedrinha viu nascer um novo projeto social e homenageou um ilustre e benemérito filho da terra.