Beatriz Queiroz, estudante da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, foi uma das vencedoras do concurso “50 anos do 25 de abril, 50 anos de liberdade”, promovido pela FENPROF em colaboração com a Associação 25 de Abril. Do distrito de Castelo Branco saiu ainda outro vencedor, na categoria de pré-escolar.
Foi na categoria de poesia, referente ao escalão do ensino superior que Beatriz Queiroz, da escola superior de artes aplicadas de Castelo Branco venceu o concurso “50 anos do 25 de abril, 50 anos de liberdade”.
A organização premiou, entre vários escalões que vão desde o pré-escolar ao ensino superior, as melhores produções alusivas ao 25 de abril de 1974 em diferentes vertentes, nomeadamente o texto criativo, o cartaz ou a banda desenhada.
No escalão de pré-escolar venceu o cartaz da sala azul do Jardim de Infância da Sertã, que alude a uma “flor mandona” que “mandou prender os animais que não gostavam dela. Os outros animais revoltaram-se e, com os cravos, foram derrubar a flor.”
O concurso da FENPROF em colaboração com a Associação 25 de abril recebeu candidaturas de quase 200 alunos de 40 estabelecimentos de ensino. O objetivo é desenvolver a reflexão, o espírito crítico e a criatividade de crianças, jovens e adultos em torno da temática e valorizar a liberdade e a memória enquanto património histórico coletivo.