Ana Paula Duarte candidata-se a Reitora da UBI para contribuir para a afirmação e para o crescimento da Universidade a que está ligada há 38 anos. Docente, investigadora, vice-presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, Ana Paula Duarte foi a primeira vice-reitora da Universidade da Beira Interior e, a ser eleita, será também a primeira mulher a assumir o cargo de reitora nos 39 anos de vida que UBI completa no próximo dia 30 de abril.
Em entrevista ao programa “Flagrante Direto” da RCB, Ana Paula Duarte explicou os motivos que a levaram a aceitar este desafio, “eu acho que posso contribuir para o crescimento e para a afirmação da Universidade e penso que o meu percurso e experiência vai ajudar nesse caminho. Eu gosto muito da UBI onde estou há 38 anos como docente”.
A fase é de auscultação de diferentes entidades, para receber os contributos que a irão ajudar a construir o programa que vai apresentar ao Conselho Geral da Universidade da Beira Interior, “estou a ouvir os presidentes das Faculdades, os presidentes de Departamento, os coordenadores das Unidades de Investigação, já tive várias reuniões e ainda vou ter, para que eles me digam quais são as suas ansiedades, o que é que eles acham que era importante para a faculdade, o que é que poderia funcionar melhor, é com esta auscultação que eu vou construir o meu projeto.”
Certo é que Ana Paula Duarte mantém a aposta na internacionalização da UBI, na captação de alunos estrangeiros, podendo até “alargar a novas geografias”, e na investigação, “a investigação é fundamental e a ligação entre a investigação e o ensino é fundamental. Outro aspeto é tentar puxar os estudantes, logo de muito cedo, para a investigação para eles perceberem a importância da investigação e tentarem fazer a ligação entre a investigação e o que eles aprendem.”
A luta pelo financiamento justo da Universidade da Beira Interior é outro dos propósitos da sua candidatura, bem como continuar a zelar para que a Universidade seja um motor da região. “É esse o papel da UBI, ser um motor da região e trabalhar com todos os atores da região”, independentemente de estar sediada na Covilhã, “porque trabalha com todas as entidades da região, independentemente de terem um polo, trabalham em projetos, em formações, como tem acontecido, eu acho que isso é uma forma de haver essa interação, e eu vou sempre zelar para que isso aconteça, para que seja uma verdadeira Universidade da Beira Interior.”
Ana Paula Duarte foi a primeira candidata conhecida à Reitoria da Universidade da Beira Interior. A apresentação de candidaturas termina no dia 13 de maio e as audiências, seguidas da eleição, estão marcadas para os dias 5 e 6 de junho. Segundo o calendário definido pelo Conselho Geral, é expectável que até final de junho possa decorrer a tomada de posse para o mandato 2025-2029.