Vinte e cinco anos depois, os pavilhões da Universidade da Beira Interior voltam a receber uma competição internacional, desta feita um Campeonato da Europa. No ano 2000, foi um Mundial de Andebol em parceria com o IP Guarda.
Recorde-se que em 1999/2000, realizou-se um Mundial de Andebol Universitário em parceria com o IP Guarda.
A organização está a cargo da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), com apoio da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Universidade da Beira Interior, Município da Covilhã e Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA).
Participam 24 equipas (12 por escalão M/F), de 9 nacionalidades:
Portugal (5 equipas, 2 das quais da AAUBI, orientadas por João Silva, mais U. Minho M e F, e U. Maia), Espanha, Hungria, Alemanha, Noruega, Croácia, França, Roménia e Turquia.
Vão estar durante esta semana na cidade, 600 pessoas, 400 atletas.
Os jogos começam esta quarta-feira, 23 de julho, às 09 horas.
As finais estão marcadas para 28 de julho, às 16h30 (Feminina) e 19h (Masculina).
Entretanto, esta terça-feira, a partir das 18h30 realiza-se o desfile das equipas participantes.
A concentração vai acontecer no Jardim Público da cidade.
As comitivas seguirão depois pela Rua Comendador Campos Melo (Rua Direita), Praça do Município (Pelourinho), culminando na Rua António Augusto Aguiar, junto ao antigo edifício da PSP / Mercado Municipal.
A cerimónia protocolar (com momentos musicais pelo meio) realiza-se por volta das 19h30/20h.
O covilhanense Pedro Bernardo é o secretário-geral da comissão organizadora.
Para além da competição propriamente dita, a organização já realizou, dentro do lema “Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Igualdade”, no último fim de semana, uma homenagem a António Silva, professor que durante 30 anos esteve ligado à modalidade na Covilhã, a clubes e AAUBI, incluindo a realização do I Torneio de Andebol em Cadeira de Rodas 4, ambos os eventos no Pavilhão Desportivo Municipal / Fundação Inatel.
Por último, referir ainda que vai entregar aos Baldios de Verdelhos (freguesia do concelho da Covilhã), 5 mil árvores autóctones para serem plantadas naquele encosta da Serra da Estrela (pegada carbónica).
Cerca de 100 voluntários ajudam na organização, incluindo a presença de vários árbitros estagiários no decorrer dos jogos.















