A Covilhã “deu uma resposta pronta, coordenada e articulada” à situação de quebra de energia que se verificou esta segunda-feira, 28 de abril de 2025, garante o município.
Em nota enviada aos órgãos de comunicação social, a Câmara Municipal adianta que, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, constituiu o Centro de Coordenação Operacional Municipal, acionando uma equipa de acompanhamento que “permitiu estabelecer os contactos e delinear as medidas adequadas para responder às situações mais críticas”
De acordo com o município, foram priorizadas as necessidades relacionadas com a operacionalidade dos meios de segurança e proteção civil, bem como das unidades de saúde, dos lares de terceira idade, das escolas, do abastecimento de água e limpeza urbana.
“Foi, ainda, necessário dar especial atenção a questões de segurança e ordenamento do trânsito rodoviário. Foram retirados vários ensinamentos e sinalizados aspetos a melhorar, que vão agora ser incorporados nos planos de contingência, para que estes se tornem mais robustos e resilientes”, lê-se no documento..
Além do acompanhamento em permanência, a Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu três vezes (duas na segunda-feira e outra esta terça-feira), com a presença da Câmara Municipal da Covilhã, da Unidade Local de Saúde Cova da Beira, da Proteção Civil Municipal, da Águas da Covilhã, da PSP, da GNR e dos Bombeiros Voluntários da Covilhã.
Também os presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia de todo o concelho da Covilhã estiveram envolvidos no processo, “tendo sido fundamentais para agilizar contactos e respostas em cada uma das localidades, assim como as empresas e os empresários que colocaram à disposição diferentes meios que poderiam ser necessários, nomeadamente geradores”, sublinha a CMC, que deixa uma palavra de reconhecimento a todos os que estiveram envolvidos na resposta e saúda o civismo e compreensão demonstrada pelos covilhanenses