As Aquabike regressam a Vila Velha de Ródão (VVR), no próximo fim-de-semana (7 e 8 de outubro), para disputarem a quarta prova do Campeonato Nacional da modalidade, em pleno Rio Tejo.
Numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Motonáutica e Município de Vila Velha de Ródão, as provas terão início no sábado, a partir das 15h30, enquanto no domingo, a competição começa a partir das 10h30, com a entrega de prémios agendada para às 17h30.
Quanto aos pilotos das diversas categorias, a concentração será feita junto no cais fluvial, para aquela que será a penúltima prova do Campeonato Nacional.
Vão estar presentes os medalhados dos Campeonatos da Europa e do Mundo das Aquabike, com destaque para o açoriano Gonçalo Rodrigues que conquistou na Sardenha dois títulos Mundiais – Ski Division GP2 e Ski Division GP4.
Em nota enviada à RCB, a organização refere ainda que “o jovem promessa portuense Manuel Leite, que obteve no Europeu a medalha bronze em Ski Division GP3 e Matteo Valente e Manuel Leite, na categoria de circuito, lutam para a conquista do título de Ski GP1, estando tudo em aberto para os Ski GP3 entre os três primeiros: Manuel Leite, Diogo Barbosa e Martim Marques. Em Ski GP2, a luta para o título vai ser entre Manuel Leite e Matteo Valente, ficando as Runabout GP1 e GP2 para Fábio Costa e Fábio Fontinha.
Na categoria endurance GP1, o piloto nortenho Miguel Martins terá apenas que gerir as seis mangas que faltam, enquanto João Nunes em GP2 tem praticamente o título garantido”. Lê-se. A quinta e última prova do ano está marcada para 20 e 21 deste mês, em Viana do Castelo (Cidade Europeia do Desporto 2023). Recorde-se que este ano foram, entretanto, anuladas duas etapas – Barrinha Mira e Estação Elevatória do Alqueva em Moura –, com o objectivo da Barragem do Alqueva receber a abertura do Campeonato Nacional em 2024 e Mira anfitriã de uma etapa do Campeonato da Europa.