Decorreu no último fim de semana (19 e 20 de agosto), em Vila Velha de Ródão, o XXVII Encontro Nacional de Núcleos de Árbitros.
Trata-se de uma iniciativa anual promovida pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), que juntou os representantes de núcleos de árbitros de todo o continente e ilhas.
O evento juntou mais de trinta representantes de núcleos de árbitros, na qual, como referiu à RCB, Sérgio Mendes, vogal da APAF, “os Núcleos puderam debater e usufruir de formações em diferentes áreas e temas, tais como, as alterações às leis de jogo, a importância das redes sociais no setor ou, por exemplo, também, o futuro da principal associação de classe e da arbitragem de base a nível nacional” Afirmou.
De acordo com a nota de imprensa enviada à RCB, na sessão de encerramento, Jorge Nunes, membro do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol – Secção Não-Profissional, realçou que esta iniciativa enalteceu “a importância desta partilha e da ação dos núcleos no recrutamento e retenção de árbitros”. Luciano Gonçalves, presidente da APAF, afirmou que “a escolha deste local se deveu, em muito, à ação dos diretores da APAF, José Borges e Sérgio Mendes (ex-árbitro de futsal da AF Castelo Branco e actual observador da modalidade para a época 2023-24 N/R), ambos com ligações familiares ao concelho”.
Aquele responsável referiu ainda que “Vila Velha de Ródão acabou por se revelar numa excelente opção”, uma vez que este “concelho permitiu a conceção de um programa que cruzou o debate sobre o futuro da arbitragem com momentos de lazer no seio da comunidade local, ao mesmo tempo que garantiu melhores condições ao nível da alimentação e alojamento”. Pode ler-se.
Em nome da autarquia, o vice-presidente José Manuel Alves desejou que “os presentes tenham ficado com uma imagem positiva de um concelho, que tem uma paisagem natural ímpar”, para além de realçar o apoio dado pelo Município a este tipo de eventos, “pelo reconhecimento da nossa capacidade de movimentar um número elevado de pessoas e de nos assumirmos como veículos privilegiados de promoção turística do nosso território e de dinamização da economia local”, conclui o edil.
O evento contou com o apoio do Município de Vila Velha de Ródão e NAFA (Núcleos de Árbitros de Futebol Albicastrenses), actualmente liderado por Flávio Antunes.