O Espaço Biblos, no Fundão, vai ser palco este sábado, 21 de setembro, da inauguração da mostra “Gato Mia”. É a primeira exposição individual de Maryam Shimizu, uma artista emergente inserida na estrutura ARS I&D.
A jovem pintora e desenhista faz parte do grupo de artistas emergentes que desde 2023 investiga no programa de residências da ARS e município fundanense, no Campus Mineiro, Cabeço do Pião.
Natural do Brasil, mas formada em Lisboa e a residir na capital portuguesa, Maryam Shimizu já participou em várias exposições coletivas, mas esta é a primeira individual, tratando-se ainda de “trabalhos exploratórios e não finais”, explica o diretor geral da ARS.
Carlos Fernandes esclarece que “muitas vezes, no Espaço Biblos, temos trabalhos de investigação. Servem para as pessoas olharem e criticarem, para o artista também perceber a opinião do público e ter esse feedback”.
Por outro lado, adianta, também “é muito importante os artistas perceberem que a determinada altura, têm que fazer uma exposição, mostrar o seu trabalho. Isso muda tudo na cabeça deles”.
Licenciada em pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, Maryam Shimizu tem-se dedicado a descobrir relações com pessoas, lugares e ideias, apresentando-se na pintura, banda desenhada, instalação, entre outras.
Trabalhos que vão ser visíveis a partir deste sábado, 21 de setembro, às 17h00, no Espaço Biblos. A mostra fica patente até 1 de novembro.