A associação de teatro e outras artes, sediada na Covilhã, está envolvida no projecto “Erasmus TIM 2”. A iniciativa tem como principal objectivo aumentar a literacia matemática dos estudantes em Portugal, Grécia, Itália e Noruega, difundindo novas metodologias de ensino junto de professores do primeiro, segundo e terceiro ciclos.
A Asta é a responsável pelo desenvolvimento em Portugal do projecto “Teaching Mathematics using Drama”, pretendendo formar pelo menos 150 professores ao longo deste ano lectivo. As primeiras oficinas vão começar a 22 de outubro, nas cidades da Covilhã (escola secundária Campos Melo), Leiria (escola secundária Domingos Sequeira) e na ilha Terceira (escola básica integrada de Praia da Vitória).
As inscrições estão abertas na página da associação de professores de matemática. Em comunicado o director da Asta, Sérgio Novo, refere que foi efectuado um curso de formação para formadores “e as metodologias Mathemart, Process Drama e Role Categories foram acolhidas com muito entusiasmo. Estas oficinas trabalham com os professores novas abordagens, recorrendo a ferramentas e técnicas de teatro que usam o corpo e a mente para ensinar matemática”.
Os exercícios podem ser adaptados aos diferentes níveis de ensino e “promovem um maior envolvimento dos alunos, já que associam experiências divertidas ao processo de aprendizagem e desenvolvem várias competências sociais e humanas, além das matemáticas. A Asta participa em vários projetos europeus precisamente porque acredita no poder das artes na educação, uma vez que associar emoções à aprendizagem facilita a compreensão e a memorização”, sublinha o responsável.