A associação de teatro e outras artes vai estar na Bulgária para desenvolver um workshop sobre as questões da poluição atmosférica. O trabalho vai integrar a proposta búlgara do espetáculo Green Ethics, que será dirigida pela fundação para o empreendedorismo, cultura e educação. A estreia está marcada para o próximo dia 30 em Sófia, no espaço Toplocentrala.
Depois de ter estreado a sua própria proposta de espetáculo, “Green Ethics Jogo-Performance” na Covilhã, a Asta vai contribuir para o espetáculo búlgaro. Sérgio Novo, director da companhia refere em comunicado que “um dos objetivos deste projecto europeu é trabalhar temas ambientais com as comunidades, usando ferramentas de teatro. Nós recebemos os parceiros (Espanha) e Il Melarancio (Itália), que trabalharam com a Grande Roda do Teixoso e com a Banda da Covilhã, e produziram pequenas performances que integraram o nosso espetáculo. Agora é a nossa vez de ir à Bulgária e trabalhar com um grupo de jovens, tendo em vista a criação de uma das cenas do espetáculo dos nossos parceiros FECE.”
A ASTA vai abordar a questão da poluição atmosférica, sublinha o ator António Abernú, que vai dirigir o workshop: “a poluição atmosférica, que é uma questão preocupante na Bulgária, é o tema que vai ser abordado, como contributo criativo para a criação da performance dos nossos parceiros. Através do trabalho em grupo, propomos uma reflexão sobre o tema, à medida que vão compreendendo a dinâmica do espetáculo do qual farão parte. A performance terá a duração máxima de três minutos.”
Em Portugal, a ASTA continuará a digressão do “Green Ethics Jogo-Performance”, que já foi apresentado, na Covilhã, no Teixoso e em Leiria. Belmonte é o palco que se segue, no próximo dia 7 de Agosto. O espetáculo vai ser apresentado no pavilhão municipal pelas 15h00.