A notícia foi conhecida oficialmente esta semana. O Grupo Desportivo da Mata vai realizar dia 16 de junho de 2024, a segunda prova da Taça de Portugal “Corrida em Montanha”.
O clube covilhanense candidatou-se à organização do evento, à qual foi aceite pela Federação Portuguesa de Atletismo.
A competição terá 10 km (não pode ter mais de 10% de inclinação), em terra batida, e vai ligar a cidade da Covilhã (junto ao estádio Santos Pinto) às Penhas da Saúde, na Serra da Estrela. São esperados cerca de 200 atletas federados de todo o país. Em simultâneo, o clube liderado por Elias Riscado, pensa ainda levar a efeito, uma caminhada de 7/8 km.
“A Mata está na moda”. É desta forma que o responsável pela secção do clube se refere à iniciativa que vai realizar e que, na qual “ temos cerca de 30 atletas a competir ao nível federado, nesta altura, no atletismo e trail, para além de termos cerca de 80 pessoas no Centro Municipal de Marcha e Corrida da Covilhã, a praticar marcha e corrida, três vezes por semana, no complexo desportivo municipal e/ou na sede do GDM, e isto, é uma grande aposta e tudo vou fazer para que fique bem marcado para sempre e que possa a região receber anualmente esta prova a nível nacional. Contamos com o apoio, naturalmente, do Município da Covilhã e UF Covilhã e Canhoso, para que dia 16 de junho, às 09h30, nada falhe e a prova seja um enorme êxito”. Refere Paulo Santos à RCB.
Recorde-se que, Paulo Santos, director da secção de atletismo do GD Mata, tem como coordenadores de atletismo/marcha (CMMCC) e trail, Marco Leal e João Vasco Caldeira, respectivamente.