Para assinalar o seu aniversário, a Alma Azul, em parceria com a Livraria Lumière, vai à Feira do Livro do Porto, que se realiza nos Jardins do Palácio de Cristal entre os dias 22 de agosto e 7 de setembro, com autores do concelho de Castelo Branco.
De acordo com a Alma Azul, a Feira do Livro do Porto conta este ano com autores do concelho de Castelo Branco, concretamente duas personalidades “incontornáveis do concelho”: Vicente Sanches e Estêvão Dias Cabral, através de dois livros da coleção “Em Nome da Beira”.
“Vicente Sanches – Um Género Sui Generis”, de Rodrigo Cruz, sobre “O Teatro de Aforismo” do dramaturgo e saudoso professor de Filosofia da Escola Secundária Nuno Álvares, é a novidade de 2025 que a Alma Azul apresenta aos visitantes da Feira do Livro do Porto.
De Tinalhas, leva a biografia de Estêvão Dias Cabral, da jornalista Lídia Barata, sobre o padre jesuíta e matemático que marcou o século dezanove português, através de obras públicas extraordinárias, ainda na memória da cidade de Coimbra: Rio Mondego e Mata Nacional do Choupal.
Também disponível vai estar a “Monografia de Castelo Branco”, de António Roxo; e a biografia do “Padre Américo – Um Destino de Uma Vida”, do professor da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Ernesto Candeias Martins.
Em poesia, o destaque vai para “O Jardim Perfeito”, de José Guardado Moreira; numa edição Alma Azul de 2005; entre outros livros que compõem uma qualificada mostra de edições que promovem e valorizam o concelho de Castelo Branco.
“É este um dos trabalhos que a produtora desenvolve com gosto em Feiras do Livro de grande dimensão e com programação literária de valor cultural, como foi a sua presença, em Junho, na Feira do Livro de Coimbra, onde a Alma Azul participou com um pavilhão próprio”, refere a Alma Azul.
A produtora marcará ainda presença na Feira do Livro de Beja, que se realiza entre os dias 11 e 14 de
setembro, como convidada a dinamizar um dos espaços centrais da Feira: o “Reading Party/ Encontro de Leituras”.













