No Dia Mundial da Música, que se assinala no dia 1 de outubro, a Banda da Covilhã promove quatro eventos destinados a todos os públicos: lançamento de livro infantil, música para bebés, coro participativo e oferta de aulas de trombone.
A Banda da Covilhã decidiu celebrar o Dia Mundial da Música, no próximo dia 1 de outbro”, organizando quatro iniciativas que procuram aproximar os públicos “desta forma de arte, e proporcionar-lhes diversas experiências musicais, culturais, artísticas, pedagógicas e sensoriais”.
O auditório Júlio Cardona, na sede da Banda da Covilhã, acolhe o lançamento do livro infantil “Doçura dos Sonhos” de Inês Salvador e ilustrações de Ana Albino. O evento com entrada livre decorre pelas 19h00. Para marcar o dia, o evento contará ainda com alguns momentos musicais pelos alunos da Academia de Música da Banda da Covilhã. Nesse mesmo dia a Banda oferece um mês de aulas gratuitas a quatro crianças que queriam aprender trombone, basta aparecer na sede.
Ainda no primeiro dia de outubro, terça-feira, destaque para o arranque do Coro Participativo. Resulta de uma experiência muito positiva no âmbito do concerto dos 50 do 25 de abril, e que agora terá continuidade. *
No dia seguinte, a manhã de domingo, 6 de outubro, é dedicada a mais uma edição de “Música para Bebés”, um projeto, que de acordo com a Banda a Covilhã, tem sido um sucesso ao longo dos anos, “oferecendo uma experiência única de introdução musical para os mais novos”. A primeira sessão encontra-se já esgotada estando disponível a inscrição para a segunda sessão que se realiza às 11:30 horas sob a orientação da professora Margarida Gonçalves. O evento destina-se a bebés dos 0 meses aos três anos, a participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória. As inscrições podem ser efetuadas através do link disponível aqui https://forms.gle/wtJdLta3Bv718yj19 ou via email para bandadacovilha@gmail.com.
Uma organização da Banda da Covilhã com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã e União de Freguesias da Covilhã e Canhoso.
* Coro Participativo aberto à população
Após o sucesso do coro criado no concerto “Gaivota de Abril”, a Banda da Covilhã volta a apostar na criação de um coro inclusivo, destinado a todos e sem limite de idade. O Coro Participativo vem reforçar a oferta formativa da Academia de Música da Banda da Covilhã que atualmente conta com mais de uma centena de alunos inscritos nas várias classes de instrumentos de sopros, percussão, cordas e piano.
Os ensaios decorrerão na sede da Banda da Covilhã às terças-feiras entre as 18:00 e as 19:00 horas sob a orientação da professora Margarida Geraldes “e visa promover o conhecimento da voz como instrumento musical aprendendo a usá-la de uma forma saudável, desenvolver capacidades auditivas e musicais e simultaneamente fomentar o espírito de grupo e partilha através da convivência entre várias gerações e o contacto com o público através da realização de audições e concertos”, sustenta a Banda da Covilhã.
De forma a fazer face às despesas inerentes ao projeto, a participação no coro tem a propina mensal de 10,00€ e as inscrições podem ser efetuadas através do link https://forms.gle/rjA8bc647v1N8wYy9 ou bandadacovilhaeventos@gmail.com.