Depois de uma primeira passagem pelo Teatro Municipal da Covilhã (TMC), em maio de 2023, o coreógrafo Victor Hugo Pontes regressa ao palco do TMC este sábado, 22 de fevereiro, às 21h30, para apresentar o espetáculo “Bantu”.
Foi com o espetáculo “Margem” que Victor Hugo Pontes se estreou na cidade covilhanense. Passados dois anos, o coreógrafo regressa com uma nova criação, “Bantu”.
O espetáculo designa uma família de línguas faladas na África subsariana. Pode ser uma linguagem própria, que sobreviveu às línguas europeias impostas; um mecanismo identitário; um signo vedado ao colonizador; uma forma de comunicação, plena de códigos culturais, históricos, religiosos e políticos; ou a materialização efémera de um longo encontro. O que Bantu será, contudo, “depende dos olhos de quem vê”, lê-se na sinopse do espetáculo.
Ao longo da apresentação, quatro intérpretes europeus e três moçambicanos dançam e entrelaçam-se ao ritmo de sons frenéticos, fazendo crer o público que estão unidos pela paz e amor ao próximo e, por outro lado, afastados pela escravidão, fenómeno que marcou o passado dos povos africanos.
O bilhete tem um custo de seis euros para público em geral, com descontos aplicáveis na bilheteira do teatro. Os ingressos também estão disponíveis na Worten e Ticketline.
“Bantu” teve origem num convite endereçado a Victor Hugo Pontes pelos Estúdios Victor Córdon (EVC) e pelo Camões – Centro Cultural Português em Maputo, para o desenvolvimento de uma nova criação de dança com intérpretes moçambicanos e portugueses.