Finalmente. Oito meses depois, a Associação de Basquetebol de Castelo Branco, tem novos órgãos sociais. As eleições realizaram-se ontem na sede do organismo, na cidade da Covilhã, com a presença de nove dos dez clubes filiados. Faltou apenas a Associação de Basquetebol Albicastrense (ABA).
Eduardo Dixo, candidato único, foi assim, eleito por unanimidade por 22 votos, presidente da direção, para o biénio 2024-26.
José Miguel Pinto, Luís Rodrigues, Francisco Mesquita, Pina Simão e Francisco Damasceno, foram também eleitos, como presidentes da mesa da assembleia geral, conselho fiscal, conselho jurisdicional, conselho de disciplina e conselho de arbitragem distrital, respectivamente.
Ainda não há Director Técnico Regional.
Antes de recordarmos os principais objectivos de mandato, fica uma mensagem do líder da MAG para todos os clubes, atletas, treinadores, dirigentes e pais, através da RCB.
“Nos próximos dois anos, espero que continuem o bom trabalho, em estreita parceria e colaboração com a ABCB, com aconteceu com a anterior direção e agora, façam o mesmo, com a actual, com muita força no minibasquete e nos restantes escalões de formação, porque é muito importante que isso aconteça, que a modalidade consiga afirmar-se, como um desporto de raiz e de base no nosso distrito. Por isso, quero aqui deixar uma nota muito salutar de todo o trabalho que os clubes têm realizado e bom, juntamente com os pais, dirigentes e treinadores, pois existe muito esforço de todos, para que haja mais e melhor basquetebol na região, tal como espero que haja mais competição e promoção da modalidade na Beira Baixa, nos próximos dois anos”. Disse José Miguel Pinto.
No que diz respeito ao presidente Eduardo Dixo, também em declarações à RCB, começa por afirmar que “finalmente vamos começar a trabalhar a 100%, estamos a conversar há já algum tempo com a FPB, para iniciar a nova temporada. Nós apontamos para o desenvolvimento, cada vez mais, do minibasquete, dar mais competições aos novos jovens da formação, possibilitar a organização de mais cursos de árbitros e oficias de mesa, nos próximos dois anos de mandato, e apesar de não realizarmos competições distritais, e de haver nuvens negras no horizonte, relativamente á realização dos Campeonatos do Centro, pois penso que não irão disputar-se, mas tudo estamos a fazer com que, as associações distritais do Interior do país, possam competir entre elas, nomeadamente, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança. Os moldes estão ainda a ser definidos, todos contra todos, ou fazer duas séries, norte e sul, com segunda fase, nos escalões onde houver equipas inscritas, a começar em finais de outubro, se possível. Uma coisa é certa, seja qual for o modelo a adoptar pelas associações para esta competição, a Federação Portuguesa de basquetebol vai apoiar. Existe essa garantia dada. precisa é que o modelo fique fechado o mais rapidamente possível, para se poder falar em valores. Não vamos ter a realização de competições distritais, repito, mas vamos ter sim, as fases finais”. Referiu.
O novo líder da AB Castelo Branco, acrescenta ainda o que “os clubes podem contar com a nova direção. Podem contar essencialmente, com o nosso empenho. os clubes têm essa garantia, onde vamos estar disponíveis para os ouvir, vamos estar disponíveis para conversar sempre com eles e já garanti também, que haverá sempre decisões, isto é, independentemente das posições dos clubes, a direção terá sempre a última palavra, apesar de ter sempre, também, em consideração as posições que os clubes assumam, mas o objectivo passa por decidir aquilo que será sempre melhor para o basquete distrital. Queremos ter mais e melhor basquete, mais atletas, mais competição, mais qualidade na competição, mais árbitros, mais oficias de mesa, é um aposta nossa, sem dúvidas, até porque a ideia é formar árbitros, também em BCR (cadeira de rodas), pois já temos oficiais de mesa em BCR”.
Quanto ao DTR.
“Só agora, após a realização das eleições vamos em breve divulgar o nome do director técnico regional. Já há uma pessoa pensada, mas ainda não disse o sim, e porque também quero que seja uma decisão da direção e não apenas do presidente. Será uma pessoa que já tem provas dadas e que se encaixa perfeitamente, no perfil que eu idealizei e acredito que a direção irá dar o seu aval e julgo que durante esta semana, o nome vai ser conhecido”. Conclui Eduardo Dixo à RCB.
A tomada de posse dos recém eleitos, realiza-se esta quinta-feira, 10 de outubro, às 21 horas.
Recorde-se que a Associação de Basquetebol de Castelo Branco comemora 63 anos, dia 10 de novembro.