A Câmara de Belmonte ativou esta sexta-feira o plano municipal de emergência de proteção civil. A decisão foi tomada em despacho assinado pelo presidente da autarquia, António Beites, e é justificada com as previsões meteorológicas adversas e aos riscos expectáveis para o concelho.
Para além da ativação do plano, a câmara de Belmonte decretou também a situação de alerta de âmbito municipal até dia 8 de Fevereiro, podendo ser prolongada, alterada ou revogada em função da evolução da situação, refere a autarquia em comunicado.
Em face desta situação, a câmara de Belmonte disponibiliza todos os recursos das suas unidades orgânicas para apoio ao serviço municipal de proteção civil nas vertentes de prevenção, mitigação, resposta e recuperação.
Além disso esta previsto um reforço da informação e sensibilização da população para os riscos e medidas de autoproteção, através de redes sociais e ações presenciais nas zonas mais vulneráveis; uma informação contínua sobre eventuais condicionamentos de trânsito e adequação dos cortes de via às necessidades; a monitorização e desobstrução preventiva de linhas de água com acumulação de detritos e o reforço da limpeza e desobstrução dos sistemas de escoamento e drenagem.













