De 9 a 11 de Agosto, a zona histórica de Belmonte vai acolher a edição deste ano da feira medieval. O certame pretende este ano contar a história de quatro mulheres fortes dos antigos tempos da vila; D. Constança Eanes de Loureiro, D. Teresa de Andrade, D. Isabel de Gouveia e D. Joana Coutinho.
Na apresentação do evento, o vice presidente da autarquia destaca “a importância cultural e o impacto social e económico desta feira em Belmonte”. Paulo Borralhinho destaca ainda a elevada participação no casting que foi promovido para a escolha das caras do cartaz “que este ano teve 51 inscritos e bateu o recorde de participantes tendo em conta as anteriores sete edições do casting e isso representa um sinal do potencial deste evento e que ainda tem espaço para crescer.
Na edição deste ano, à semelhança do que já aconteceu em 2023, o recinto da feira vai ser vedado. O acesso tem um custo diário de 2 euros mas quem optar por adquirir ingresso para os três dias do certame paga um bilhete único no valor de 5 euros.
Maria João Martinho, Inês Reis, Joana Lourenço e Renata Franco foram as candidatas selecionadas para encarnar as personagens que vão estar em destaque nesta edição da feira. A história, que vai ser desvendada nas redes sociais até ao primeiro dia da feira “é uma continuação do cartaz de 2018, que apresentou na altura os quatro alcaides de Belmonte, e que agora vai contar a história das suas esposas e da sua influência no povoado da altura” refere o município em nota de imprensa.
Na apresentação do certame o presidente do conselho de administração da empresa municipal sublinhou que “já estão inscritos 75 expositores”. Joaquim Costa espera que até final do prazo “seja atingido o número de edições anteriores, entre os 100 e os 120”, destacando ainda que esta feira “representa claramente uma mais-valia no desenvolvimento turístico do concelho”.