A Associação Belmonte em Movimento (ABM) promove, entre os dias 1 e 12 de julho, o Campo de Trabalho Internacional “Dignitate” um programa apoiado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Promover atividades de voluntariado de curta duração, de carácter comunitário, civil
ou social, realizado por um grupo de jovens de várias nacionalidades. são os objetivos do campo internacional “Dignitate” que decorre em Belmonte a partir da próxima segunda-feira até 12 de julho de 2024.
De acordo com a Associação Belmonte em Movimento, que organiza o evento, o “Dignitate” pretende proporcionar aos jovens oportunidades de exploração vocacional e profissional, através da colaboração na
implementação de ações sociais de curta duração destinadas a crianças e idosos.
Os jovens terão oportunidade de participar ativamente no trabalho de várias instituições sociais do concelho de Belmonte, bem como o contacto direto com o dia-a-dia da Loja Social “O Mundo Gira/ Alice No País das Maravilhas”, projeto, também desenvolvido pela ABM.
São 12 jovens, com idades entre os 15 e os 30 anos, de várias partes do mundo, e quatro jovens locais, que participar no Campo e que irão desenvolver atividades sociais de caráter cultural, desportivas e recreativas destinadas a crianças dos três meses aos 15 anos e idosos, bem como apoiar ao desenvolvimento de ações de ocupação de tempos livres.
A coordenação do Campo “Dignitate” está a cargo de Luís D´Elvas que colabora com a Associação Belmonte em Movimento e é o responsável pela concretização dos Campos de Trabalho Internacional no concelho de Belmonte nos últimos dois anos e contará com o apoio de uma equipa de três monitores.
O Campo conta também com o apoio da Câmara Municipal de Belmonte, União de Freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre, Corpo Nacional de Escuteiros – Agrupamento 33 – Belmonte, Santa Casa da Misericórdia de Belmonte e Associação Nossa Senhora da Esperança (O Amiguinho).