A Biblioteca Comunitária de Alcains (Castelo Branco) vai prestar homenagem ao trabalho de Maria de Lourdes Pintasilgo, (1930 – 2004), no dia 30 de junho de 2024, às 15h00, na Biblioteca da Fundação Manuel Cargaleiro, em Castelo Branco.
A Biblioteca Comunitária de Alcains promove uma Conversa Aberta sobre o trabalho da mulher, cidadã e ativista Maria de Lourdes Pintasilgo.
O Encontro (informal) contará com duas convidadas: Lídia Martins e Ana Costa (GRAAL).
Será a partir de um texto de Maria de Lourdes Pintasilgo: Ética, Cidadania e Política, publicado no livro” “Para um novo paradigma: um mundo assente no cuidadio”, das Edições Afrontamento, que a conversa acontece.
O evento está marcado para o último dia de junho de 2024, a partir das 15h00, na Biblioteca da Fundação Manuel Cargaleiro, em Castelo Branco.
Recorde-se que Maria de Lourdes Ruivo da Silva de Matos Pintasilgo foi uma engenheira química, dirigente eclesial e política portuguesa. Foi a única mulher que desempenhou o cargo de primeira-ministra em Portugal, tendo chefiado o V Governo Constitucional, em funções de julho de 1979 a janeiro de 1980..