Representantes de 23 países e regiões de todos os continentes assinaram, em Idanha-a-Nova, uma declaração de compromissos inédita que vai servir de guia para promover o desenvolvimento da Rede Internacional de Bio-Regiões em todo o mundo. O documento é o principal resultado do 2º Congresso Mundial das Bio-Regiões, que decorreu de 29 a 31 de julho, inserido no programa da Feira Raiana.
“Encorajar a criação de novas bio-regiões”; “atrair novas gerações para o desenvolvimento de atividades relacionadas com a agricultura”; “desenvolver ferramentas de comunicação e informação para promover a incorporação de produtos biológicos nas cantinas públicas e escolares das bio-regiões” foram algumas das prioridades e compromissos subscritos pelos 23 representantes internacionais, para os próximos cinco anos.
A declaração de compromissos foi feita no âmbito da sustentabilidade e vai servir para desenvolver a rede internacional de bio-regiões. Um “movimento muito positivo em torno do futuro do planeta” com vista a continuar “o bom desenvolvimento desta estratégia de sustentabilidade ambiental, social e económica”, afirma o presidente da autarquia idanhense, citado em comunicado.
“Uma saúde, um planeta” foi o mote sobre o qual oradores e participantes do segundo Congresso Mundial das Bio-Regiões definiram, durante três dias, este conjunto de prioridades.
Além disso foi ainda enfatizada o contributo do turismo sustentável para a dinamização da economia rural, de forma a impulsionar a inovação e a criação de emprego.