A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fundão realizou recentemente uma viagem a França a convite da sua congénere geminada, Sapeurs-Pompiers d’Uzès, “onde foram reforçados os laços de união e camaradagem entre as corporações”, revela a corporação fundanense.
Durante esta deslocação a França, os bombeiros do Fundão participaram na comemoração de Santa Bárbara, padroeira dos bombeiros franceses, “um momento de grande significado que celebrou os bombeiros vivos (decorados e promovidos) e homenageou os falecidos”, frisam os BVF.
O programa da visita incluiu ainda diversas atividades de elevado interesse profissional. Os bombeiros do Fundão visitaram a Base de Sécurité Civile, em Nîmes, um centro considerado crucial para a coordenação das operações aéreas de combate a incêndios florestais durante o verão em todo o território francês. Nessa mesma localidade, deslocaram-se ao GHSC – Groupement d’Hélicoptères de la Sécurité Civile, onde se concentram as operações de resgate aéreo de vítimas, uma estrutura que impressionou pela sua capacidade operacional.
De acordo com os soldados da paz do Fundão, outro ponto alto da visita foi a passagem pelo CODIS do Departamento do Gard (Centre Opérationnel Départemental d’Incendie et de Secours), que coordena as atividades operacionais do SDIS (Serviço Departamental de Incêndio e Socorro) e é responsável pela triagem e encaminhamento das chamadas de emergência na região. “A experiência permitiu aos bombeiros portugueses compreender melhor a organização e o funcionamento de sistemas de emergência em contexto internacional”, explicam os BVF.
No âmbito da geminação entre localidades, a comitiva fundanense foi recebida na Mairie de Montaren-et-Saint-Médiers que mantém uma relação de proximidade com a freguesia de Souto da Casa, no Fundão. “Este encontro reforçou os laços históricos e institucionais entre as duas comunidades. Adicionalmente, foi realizada uma receção na Mairie d’Uzès, uma localidade reconhecida pelo seu património cultural e pelo estatuto de capital regional da trufa, onde os bombeiros do Fundão foram calorosamente acolhidos”, refere a corporação do distrito de Castelo Branco.
“Esta visita internacional representou uma oportunidade única para a troca de experiências e boas práticas, fortalecendo a cooperação entre corporações e consolidando uma relação de amizade e profissionalismo que promete trazer benefícios duradouros”, conclui a associação humanitária do Fundão.
Os BVF deixam um agradecimento especial ao Presidente da Associação congénere, Cyril Aubert, ao Capitão Alex Piette, que comanda os Sapeurs-Pompiers d’Uzès, e à familia Nogueira com raizes no Souto da Casa e que também acolheu elementos dos BVF elementos.