O programa 9ª Geração do Programa Escolhas tem um financiamento de 229.779€ e vai permitir ao CACFF, até 30 de setembro de 2026, desenvolver um plano estratégico de intervenção num universo de 55 participantes diretos e 120 indiretos.
Inovar é, para o Matriz, o grande desafio da 9ª geração, como refere, em nota à imprensa.
“Queremos uma intervenção relevante, inovadora, eficaz e eficiente, útil, replicável, tangível e que de facto possa contribuir para mitigar aqueles que são os problemas emergentes na comunidade e na criação das sinergias necessárias para a provocação da mudança social.”
O projeto Matriz assenta na promoção do diálogo intercultural, na igualdade, na prevenção de comportamentos de risco e combate à violência, na inclusão digital e na democracia cultural.
O plano de atividades “Fora da Caixa” terá o empreendedorismo social como fio condutor.
O CACFF é a entidade promotora e gestora e tem uma dezena de parceiros entre autarquias, escolas e associações locais. A equipa do projeto é constituída por uma coordenadora, dois técnicos, um monitor e uma dinamizadora comunitária.
O CACFF viu ainda aprovado financiamento para o Centro de Recursos de Inclusão da Cova da Beira (CRI).
O Centro, acreditado pelo Ministério da Educação, “define-se como uma oferta de recursos específicos existentes na comunidade a mobilizar que apoiam e intensificam a capacidade da escola na promoção do sucesso educativo de todos os alunos.”
O CRI tem ainda como objetivos, apoiar a inclusão das crianças e alunos com necessidade de mobilização de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida autónoma, promovendo o máximo potencial de cada aluno, em parceria com as estruturas da comunidade.
O CRI da Cova da Beira vai atuar numa lógica de trabalho de parceria pedagógica e de desenvolvimento com as escolas, prestando serviços especializados das áreas da psicologia, fisioterapia/psicomotricidade, terapia da fala e terapias ocupacionais, como facilitadores da implementação de políticas e de práticas de educação inclusiva. Contará, ainda, com formação a pessoal não docente, encarregados de educação e cuidadores informais.
Para o ano letivo 2023/2024, o CRI – Cova da Beira irá estabelecer protocolos com os Agrupamentos de Escola do Fundão, Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha e Xisto e Agrupamento de Escolas do Teixoso