Os Caminheiros da Gardunha, o movimento cívico “Gardunha Sul” e a associação Gardunha Viva vão promover, no próximo dia 14 de Dezembro, uma caminhada em sinal de protesto contra a construção da mega central solar “Sophia”. O percurso, com uma extensão de 15 quilómetros, vai passar pelos concelhos de Fundão, Idanha-a-Nova e Penamacor para dar a conhecer aos participantes a área impactada por este projecto.
Em comunicado conjunto, as três organizações sublinham que são a favor da energia renovável “mas não a custo do sacrifício de ecossistemas, da biodiversidade e da identidade das paisagens da região. A transição energética deve ser feita com respeito pelo território e pelas comunidades locais”.
O primeiro ponto de encontro será às 8h30, no pavilhão multiusos do Fundão, para organização e partilha de transporte. O segundo ponto de encontro está marcado para as 9h00 no recinto de festas de Mata da Rainha. A caminhada começa pelas 9h30.
Os Caminheiros da Gardunha disponibilizam viaturas da associação para a deslocação dos participantes que não tenham veículo próprio. Para os restantes, e numa óptica de sustentabilidade é solicitado a todos os participantes que partilhem viatura até ao início da caminhada.
Cada participante deverá levar uma mochila com água e o seu próprio lanche. A organização recomenda a utilização de roupa e calçado adequados às condições climatéricas e um reforço alimentar para o percurso, que tem uma extensão de 15 quilómetros.













