O Teatro Municipal da Covilhã (TMC) já tem programação definida para o próximo mês de março. Capitão Fausto, Bruno Pernadas, Tracy & John Mercy e Raquel Castro são alguns dos nomes que vão estar em palco na cidade covilhanense.
A programação arranca no dia 2 de março, sábado, com a dupla da vocalista escocesa Tracy Vandal e o multi-instrumentista John Mercy. Desta parceria resultou o álbum “Midnight Presents”, incluído na lista da BLITZ dos 50 melhores álbuns portugueses de 2022.
Feito de memórias e raízes, através de canções que influenciaram os dois artistas, o álbum mostra a vontade de inspirar outras gerações de escritores e cantores, com um toque vincadamente deles. Ao vivo, o duo é acompanhado pelo baixo de Pedro Antunes, nas teclas Sérgio Costa e na bateria Luís Formiga.
No dia 9 de março, o músico Bruno Pernadas celebra o 10º aniversário do seu álbum de estreia no TMC, com o espetáculo “How Can We Be Joyful in a World Full of Knowledge?”. Em palco vão estar 9 músicos, num concerto especial com uma forte componente vídeo, manipulada ao vivo.
Uma década depois, em modo celebrativo, Bruno Pernadas traz-nos Joyful – o seu primeiro disco, lançado em 2014 – na sua total plenitude, acrescido de um trabalho visual em estreia feito a partir de material de arquivo nunca mostrado ao vivo.
Os Capitão Fausto chegam à Covilhã no dia 16 de março para apresentar o mais recente álbum, lançado em 2024, “Subida Infinita”. É o quinto disco da banda e marca o último como a formação original em quinteto, depois da saída de Francisco Ferreira. O concerto já se encontra esgotado.
No dia 23, o palco é d’”As Castro”. Uma peça de teatro que parte da árvore genealógica da atriz e diretora artística Raquel Castro. 300 pessoas, a maior parte delas mortas, com os seus nomes, lugares onde viveram e profissões, dão o mote para escarafunchar as histórias desta família. Vai falar-se de muitas mães. De mães de mães de mães de filhas. E claro, de maridos e de pais, do tempo que era outro, e deste lugar que vem sendo Portugal. Histórias estranhamente ainda capazes de nos tirar o sono.
O Teatro Municipal da Covilhã acolhe ainda no dia 6 de março, o sarau primaveril do Agrupamento de Escolas “A Lã e a Neve” e no dia 14, o 28º sarau cultural da Escola Secundária Campos Melo, denominado “140 anos a tecer história(s)”.