Várias associações e ou entidades da Região Centro, uma das quais do distrito de Castelo Branco, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) foram distinguidas pelas boas práticas nas áreas do voluntariado e igualdade de género.
Aproveitando a comemoração do Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro), o Encontro «Jovens no voluntariado e na igualdade de género #O poder da ação coletiva”, que decorreu no Centro de Juventude de Lisboa, entregou os prémios de Boas Práticas de Voluntariado Jovem e Jovens pela Igualdade 2023, adianta a Direção Regional do Centro do IPDJ.
O Centro Interparoquial de Castelo Branco conquistou o terceiro lugar no grupo das Entidades Privadas. A instituição albicastrense apresentou o projeto “Amor com Respeito: Promoção de Relações Saudáveis”.
Foram também premiadas a associação de Cabeço Santo (concelho de Águeda) e o Grupo Desportivo e Recreativo da Granja (castro Daire).
Nas entidades públicas, foram distinguidos os municípios da Mealhada e Castro Daire e ainda a União de Freguesias de Mangualde.
Em 2023, o IPDJ, sozinho ou em parceria, promoveu 60 projetos de voluntariado envolvendo mais de 4.600 jovens e 340 entidades.