A Escola Superior de Educação de Castelo Branco, no próximo dia 13 de fevereiro, às 18h, vai ser palco de uma oficina gratuita dedicada à criação de Comunidades de Energia Renovável (CER). O evento, promovido pela Coopérnico – cooperativa de energias renováveis em parceria com a associação EcoGerminar, visa incentivar cidadãos, associações e autarquias locais a tornarem-se produtores de eletricidade, promovendo um papel ativo na transição energética.
A oficina tem como objetivo principal fornecer informação e apoio prático para que grupos de cidadãos que residam na mesma área geográfica possam organizar-se e criar unidades de produção para autoconsumo coletivo.
Entre os benefícios desta iniciativa destacam-se a possibilidade de “poupar na fatura da eletricidade através da produção local com recurso a energias renováveis, a redução do impacto ambiental e o fortalecimento dos laços comunitários”, aponta a cooperativa, em comunicado.
Este evento integra um ciclo de 10 oficinas que a Coopérnico está a realizar em várias regiões do país, no âmbito de um projeto de promoção de Comunidades de Energia Renovável, que decorre até novembro de 2025. O projeto conta ainda com o apoio da ANIMAR – Rede de promoção da Cidadania e do Desenvolvimento Local.
A participação na oficina é gratuita e aberta a toda a população, constituindo-se uma oportunidade para compreender melhor o funcionamento destas comunidades e os benefícios de uma produção descentralizada de eletricidade.