A GNR de Castelo Branco deteve esta segunda-feira, 28 de agosto, naquele concelho, um homem de 75 anos pela utilização de meios não permitidos no exercício da caça.
Em comunicado, o comando territorial avança que no decorrer de uma ação de fiscalização da operação “Artemis”, os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental da Guarda detetaram um homem que estaria a exercer a caça “através de meios não permitidos”, tendo levado à sua detenção.
No decorrer da ação foi apreendida uma arma de caça, uma munição e um cartucho “zagalote”. O indivíduo foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Castelo Branco.
De acordo com o decreto-lei nº2/2011 de 6 de janeiro, no exercício da caça apenas podem ser utilizadas “as armas de fogo classificadas, nos termos da lei aplicável”, sendo ainda proibido “o uso ou detenção de cartuchos carregados com múltiplos projeteis de diâmetro superior a 4,5 milímetros”, vulgarmente designados por zagalotes.
Recorde-se que a operação “Artemis” está no terreno desde o corrente mês de agosto, para fiscalizar o exercício da caça em todo o território nacional, estando em vigor até fevereiro de 2024.