No âmbito do Projeto entre Serras, o município de Castelo de Branco lançou uma “open call” a todos os artistas de arte contemporânea para uma residência artística de dez dias com Andrés Talavero naquela cidade. O prazo de candidaturas termina a 15 de março.
Todos os artistas contemporâneos a viver e a trabalhar na Europa, independentemente da idade ou nacionalidade, ou coletivos de artistas, podem candidatar-se à residência artística incluída no Projeto entre Serras, projeto europeu do qual a Fábrica da Criatividade e o município de Castelo Branco são parceiros.
Depois de uma primeira parte na Serra de San Pedro (Espanha) em 2023, com o artista plástico Andrés Talavero, a segunda parte da residência vai decorrer entre os dias 12 e 22 de julho em Castelo Branco, onde se juntarão ao artista espanhol dois artistas selecionados através da “open call”.
O objetivo é perceber como é que os artistas interagem com o meio ambiente e com os habitantes locais, interpretando a paisagem em redor de Castelo Branco, recorrendo ao desenho, escrita, vídeo, fotografia ou atuando diretamente na paisagem através de performance.
Os artistas selecionados vão receber um financiamento de 2 mil 250 euros e alojamento. As candidaturas devem ser enviadas até 15 de março, sendo que os resultados são conhecidos a 15 de abril.
A residência artística termina no início do Seminário do Projeto Entre Serras “Passar/viver em regiões montanhosas: turismo sustentável, arte e agricultura”, na cidade albicastrense, onde será apresentado todo o processo do trabalho desenvolvido.