A Câmara de Comércio da Região das Beiras (CCRBeiras) celebrou um protocolo de colaboração com a empresa brasileira Chemical Water Drop Marai, durante a realização do Web Summit Rio, no Brasil. A especialista em soluções inovadoras de monitorização da qualidade da água pode vir a estabelecer-se em Portugal, com base operacional na região.
A empresa brasileira é autora de uma aplicação baseada na Internet das Coisas (IoT), que permite monitorizar em tempo real parâmetros como temperatura, pH, condutividade e oxigénio dissolvido, com acesso direto aos dados através de smartphone. Uma solução que pode ser prática e eficaz na gestão da qualidade da água.
De acordo com a Câmara de Comércio da Região das Beiras, “com esta parceria, a empresa pretende estabelecer-se em Portugal”, começando pela região, onde quer criar uma base operacional; encontrar um distribuidor exclusivo e identificar parceiros para instalação de infraestrutura e painéis solares.
A presidente da CCRBeiras, Ana Correia, já iniciou contactos com as Câmaras Municipais do Fundão e de Cascais para a implementação de projetos-piloto com a tecnologia brasileira.
O protocolo, de acordo com a câmara de comércio, “reforça o compromisso com a inovação e a sustentabilidade”, promovendo a entrada de tecnologias avançadas no mercado nacional, contribuindo para uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos.