O tema foi abordado pela líder da bancada da oposição na última reunião pública do executivo. Vítor Gabriel considera que a decisão do governo vem “colocar em causa um dos príncipais recursos endógenos do concelho,como a reserva natural da Serra da Malcata”. O vereador da coligação “todos por Penamacor” acusa também a maioria no executivo de ter “uma postura subserviente em relação ao governo” e de “nada ter feito para evitar esta situação”.
Críticas rejeitadas pelo chefe do executivo. Domingos Torrão garante que “não há nenhuma postura de subserviência” e afirma que se trata de “uma má decisão do governo”. O autarca admite que decorrem consersações com o Instituto de Conservação da Natureza no sentido de “criar em Penamacor um centro de interpretação do lince”.
O autarca diz que vai “procurar explicações junto das entidades responsáveis e tentar sensibilizar o governo para alterar a decisão”, uma vez que para Domingos Torrão a confirmar-se esta decisão “o concelho de Penamacor sofre um rude golpe”