Três novas viaturas elétricas foram entregues, esta manhã, pelo município do Fundão ao Centro de Saúde do Fundão e à Unidade de Saúde Familiar Cereja. Os veículos vêm reforçar a “frágil” frota automóvel daquela extensão, e melhorar a eficácia e proximidade dos cuidados de saúde primários. A equipa de motoristas também deverá ser reforçada.
Cedidas à autarquia pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro) através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), as três viaturas elétricas entregues esta terça-feira ao Centro de Saúde do Fundão, são uma resposta à necessidade de modernizar aquele parque automóvel.
De acordo com o presidente da Câmara, uma das circunstâncias que saltou à vista depois de o município receber a competência da saúde, há cerca de um ano e meio, “era que o parque automóvel das valências associadas ao Centro de Saúde era muito frágil, muito antigo, com viaturas já muito desgastadas, o que não dignificava o trabalho, e às vezes até criava constrangimentos”.
Por isso, o município colocou duas viaturas novas numa candidatura, na altura ainda com a Administração Regional de Saúde (ARS), e agora, através do PRR, “foram determinadas três viaturas para a nossa ULS, mais propriamente na parte da saúde primária”, explicou o autarca.
As viaturas vão reforçar serviços importantes, como o apoio domiciliário, numa área de cerca de 700 km², como destacou Paulo Fernandes, que também garantiu o reforço da equipa de motoristas, para assegurar a operacionalidade destes meios.
“Nós temos essa competência, a vertente dos assistentes operacionais é uma competência do município. É verdade que esses valores, esse reforço, ainda não estão incluídos no contrato interadministrativo. Teremos que depois pedir esse reforço, mas o que vamos para já fazer é, dentro daquilo que são os motoristas que temos afetos a outros serviços dentro do município, colocar mais um horário, um horário e meio, para aquilo que é a equipa de assistentes operacionais motoristas que, neste momento, já estão aqui a partir do Centro de Saúde”, garantiu o edil.
Também Filipa Quinteiros, vogal do Conselho de Administração da ULS Cova da Beira, sublinhou a importância desta entrega, tendo em conta que se nota “uma falta de recursos queira ao nível humano, sobretudo médicos na saúde familiar, queira de recursos materiais, como por exemplo das viaturas e respetivos assistentes operacionais que as conduzam”.
A representante da ULS afirma que “este reforço vai trazer uma maior proximidade porque [as viaturas] destinam-se ao serviço domiciliário em toda a extensão do concelho do Fundão, e vai ser uma grande mais valia para essa prestação de cuidados à distância”.
As três viaturas elétricas entregues ao Centro de Saúde do Fundão e respetivas unidades de saúde, vão permitir reforçar a cobertura de cuidados num território alargado. Espera-se, assim, com este reforço, uma maior eficácia nos serviços prestados e uma maior proximidade aos utentes, sobretudo no apoio domiciliário e nos cuidados de saúde primários.