A actual vice-campeã nacional de contrarrelógio e estrada, vai apadrinhar a edição 2024 da Clássica “Capital das Piscinas Naturais”, prova organizada pela Associação Desportiva “Amigos do Pedal”, em Cortes do Meio, no concelho da Covilhã.
Agendada para 25 de agosto, a actividade velocipédica, terá duas vertentes lúdica/competitiva, com dois percursos distintos, sendo que, o trajecto maior (75km), terá uma incursão, pela primeira vez, pelo concelho do Fundão, com uma pequena paragem na Praça do Município da cidade.
A corrida competitiva, terá um andamento livre, com atribuição de prémios para os três primeiros classificados, na subida, entre a Ponte das Cortes de Baixo, até ao Largo, em Cortes do Meio, onde vai ficar instalada a meta.
O percurso será o seguinte: Cortes do Meio – Unhais da Serra – Erada – Paúl – Ourondo – Silvares – Fundão – Pesinho – Peso – Vales do Rio – Dominguiso – Cortes do Meio.
A parte lúdica de 25km, vai ter o seguinte percurso:
Cortes do Meio – Unhais da Serra – Erada e Cortes do Meio.
As inscrições já se encontram abertas e estão limitadas a 150 participantes.
A atleta Sub 23, Ana Caramelo, natural da vila de Caria (concelho de Belmonte), pertence à equipa Matos Mobility Flexaco – Cycling Team e este ano também já venceu a Taça de Portugal Feminina e ficou em 13º lugar, na 4ª edição da Volta a Portugal Feminina em Bicicleta, tendo sido a 2ª melhor portuguesa.
Por falar em ciclismo, recorde-se que terminou ontem em Viseu, a edição 85 da Volta a Portugal em Bicicleta Masculina, com a realização do contrarrelógio individual de 26.6km – Viseu – Viseu.
O russo Artem Nych da equipa lusa da Sabgal / Anicolor, foi o vencedor da 10ª e última etapa e da “Portuguesa 2024”.
Colectivamente ganhou o conjunto espanhol da Euskaltel/Euskadi, enquanto individualmente, Luís Angel Mate, da mesma equipa ganhou a camisola azul da montanha e Jaume Guardeno da Caja Rural/Seguros RGA, ficou com a camisola branca da juventude.
O melhor português na Geral Individual foi Gonçalo Leaça da Credibom/LA Alumínios/Marcos Car, ficando em 4º lugar.
Afonso Eulálio (ABTF Betão/Feirense), durante muito dias, líder da prova, ficou em 10º lugar.
Henrique Casimiro (Efapel Cycling), colocou um ponto final na carreira como ciclista, após 16 temporadas no pelotão nacional.
A Corrida é organizada pela Podium Events e tem apoio da FP Ciclismo e UCI.
Em 2025, a Volta a Portugal em Bicicleta, começa na cidade da Maia e termina na capital portuguesa, em Lisboa.
Dentro de duas semanas começa em Portugal, a edição 2024 da Volta a Espanha.
O nosso país recebe três etapas:
Dia 17 de agosto – Contrarrelógio: Lisboa – Oeiras.
Dia 18 de agosto – 1ª etapa em linha: Cascais – Ourém.
Dia 19 de agosto – 2ª etapa em linha: Lousã – Castelo Branco, com passagens por Pedras Lavradas, Unhais da Serra, Tortosendo, Covilhã, Fundão, Alpedrinha (Serra da Gardunha), Alcains e Castelo Branco (meta).