O russo Artem Nych (Sabgal-Anicolor) conquistou este domingo, pelo segundo ano consecutivo, o GP Internacional Beiras e Serra da Estrela. O espanhol Carlos García Pierna (Equipo Kern Pharma) foi o grande animador da terceira e última etapa ganha pelo neerlandês Alex Molenaar (Illes Baleares Arabay Cycling).
A etapa rainha da competição, ligou a vila de Manteigas à cidade da Covilhã, numa distância de 171km, com passagem pela Torre e Penhas da Saúde, na Serra da Estrela.
Apesar das más condições climatéricas vividas ao longo da etapa (durou quase 5h), houve muito público no apoio aos ciclistas ao longo da tirada e na chegada à meta, na Praça do Município, na Covilhã.
Carlos García Pierna isolou-se na subida para as Penhas da Saúde e pedalou sozinho, até ser absorvido pelo pelotão, a 10 quilómetros da chegada, por ação da Sabgal-Anicolor.
O trabalho da equipa do camisola amarela, deu frutos, nos últimos quilómetros, colocando um ritmo forte na subida até ao Pelourinho, na qual, não permitiu qualquer ataque, e foi ao sprint que se decidiu a etapa.
Alex Molenaar triunfou diante de Artem Nych, ambos com 4h54m14s.
O terceiro, a três segundos, foi Maurício Moreira, confirmando o domínio da Sabgal-Anicolor.
Artem Nych confirmou a conquista da geral, fechando a competição com dez segundos de vantagem sobre Molenaar e com menos 25 do que Mauricio Moreira, que o acompanharam no pódio.
Restantes vencedores:
Alex Molenaar ganhou a classificação por pontos, Carlos García Pierna sagrou-se rei dos trepadores, Jorge Gutiérrez (Equipo Kern Pharma) foi o melhor jovem e a equipa Sabgal-Anicolor triunfou coletivamente.
Terminou assim, em beleza, e com enorme competitividade e qualidade do pelotão presente, mais uma edição do Grande Prémio Internacional de Ciclismo das Beiras e Serra da Estrela (sexta edição).
A prova foi organizada pela Associação de Municípios da Cova da Beira, com apoio dos 16 municípios envolvidos, Federação Portuguesa de Ciclismo, Enerarea e Turismo do Centro de Portugal.
Em 2025, a organização espera levar a competição até Espanha.