O Grupo Desportivo “Amigos do Pedal” em Cortes do Meio, no concelho da Covilhã, organiza dia 25 de agosto, a 3ª edição. Haverá dois percursos de 25km e 79km, respectivamente. Ana Caramelo, natural de Caria (Belmonte) é a madrinha da prova.
Recorde-se que a jovem beirã, é campeã nacional de contrarrelógio 2023 e vice-campeã nacional de contrarrelógio e de ciclismo de fundo, em 2024.
Mais de uma centena de ciclistas inscritos, um dos quais, o atleta olímpico Samuel Barata, vão participar no evento que tem a concentração marcada para as 08h30h.
Este ano, pela primeira vez, o percurso maior irá passar pela cidade do Fundão, com paragem, para reforço, na Praça do Município.
De acordo com Marco Alves, os atletas vêm ao Fundão, porque “nós tentamos fazer sempre um pouco diferente ano a ano. É a terceira edição, e os percursos têm sido sempre diferentes, daí que, optámos este ano por fazer uma pequena incursão pelo concelho do Fundão e passar também pela cidade. Quanto aos percursos, eles, são comuns até à Erada”, diz o vice-presidente do clube à RCB.
Conheça os trajectos:
O percurso maior, vai de Cortes do Meio, Erada, Unhais da Serra, Paúl, Ourondo, Silvares, Souto da Casa, Fundão, Aldeia de Joanes, Telhado, Pesinho, Peso, Vales do Rio, Dominguiso, Tortosendo e novamente a Cortes do Meio, onde, na parte final, haverá o trajecto cronometrado (competição), com prémios monetários para os primeiros três classificados, masculinos e femininos.
O percurso mais curto, sai de Cortes do Meio, vai a Unhais da Serra, Erada, Paúl e Cortes do Meio.
A entrega de prémios, seguida de almoço convívio, será na Praia Fluvial de Cortes de Baixo.
Hélder Esteves é o actual presidente da direção do GD “Amigos do Pedal”.