A 84ª edição da Volta a Portugal vai para a estrada de 9 a 20 de agosto. A principal prova velocipédica nacional, começa este ano com o prólogo em Viseu e termina em Viana do Castelo com uma crono escalada de 18,2 km, até ao Alto da Santa Luzia.
O percurso, adiantado na RCB, há duas semanas, foi ontem apresentado oficialmente em Lisboa e vai atravessar todo o país, de norte a sul.
Para além da estreia de Mação, as etapas contemplam também o regresso de Penamacor (18 anos depois), Ourém, Sines, Anadia, Estremoz, Abrantes e Loulé, à corrida. Num total de 1598,6 km, a Volta a Portugal em Bicicleta, terá como pontos altos, a subida à Torre (Serra da Estrela), na 5ª etapa, Montalegre (7ª), Senhora da Graça (9ª) e no contrarrelógio individual e final (10ª). Na região da Beira Baixa, os corredores chegam dia 13, na ligação Estremoz – Castelo Branco(4ª). Nos dias 14 e 15 de agosto, os ciclistas fazem a ligação Mação-Covilhã/Torre e Penamacor-Guarda, respectivamente. O dia de descanso acontece a 16. O pelotão é composto por 130 ciclistas, distribuídos por 19 equipas: quatro Pro Team e 15 Continentais.
Recorde-se que o uruguaio Maurício Moreira venceu a edição 2022. A 84ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta é organizada pela Podium Events, com apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo e União Ciclista Internacional.