Durante as férias, a ciência sai à rua em todo o país com a iniciativa Ciência Viva no Verão. Para agosto e setembro, o Centro de Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova tem agendadas diversas iniciativas que decorrem naquele concelho, mas também em Idanha-a-Nova e Oleiros.
As iniciativas do mês de agosto arrancam sexta-feira, dia 4, com “O ouro das portas de Almourão”, atividade que se repete no dia 23 deste mês. Neste percurso, as famílias são convidadas a “vestir a pele de garimpeiros” e experimentar utensílios e técnicas milenares na exploração de ouro do período romano situado no rio Ocreza, na freguesia de Sobral Fernando.
No dia 10, o convite é para uma caminhada de três quilómetros pelos barrocos graníticos de Monsanto, concelho de Idanha-a-Nova, e pelas ruas estreitas da aldeia, bem como pelo castelo templário. No mesmo dia “Os fósseis de Penha Garcia” podem ser vistos num percurso de duas horas que atravessa o Castelo, a barragem, os Moinhos de Água e a praia fluvial do Pego.
“Os segredos do Vale do Almourão via menina dos medos” é a atividade programada para dia 12 (sábado), através de uma viagem pela “garganta escavada pelo rio Ocreza” e que passa também pela obra “A Menina dos Medos”. A atividade repete-se no dia 18 de agosto e no dia 5 de setembro.
Ainda em agosto, no dia 22, “Pão pão, Queijo queijo” convida os participantes a fazerem pão e queijo fresco de cabra, descobrindo todo o processo por trás das iguarias ao mesmo tempo que conhecem a aldeia de Figueira, no concelho de Proença-a-Nova. Na sexta-feira, 25, uma sessão de observação noturna com telescópio e “visita guiada” ao céu e no sábado, 26, uma caminhada em direção à “Cruz do Alto”, no Chão do Galego. O mês termina com mais um passeio, de 8 quilómetros, pela GeoRota do Orvalho, no dia 31.
Já no mês de setembro, as atividades propostas é a confeção da tigelada das Beiras no forno comunitário de Figueira, a partir da história infantil da abelha Maia e professora D. Cassandra, e um percurso pedestre “À procura da biodiversidade na Ribeira do Alvito”.
Todas as atividades são gratuitas, mas carecem de inscrição obrigatória através do site oficial da Ciência Viva, onde também pode ser consultado todo o programa nacional.
Com 373 atividades e 597 datas em todo o país, a Ciência Viva no Verão é organizada pela rede de Centros de Ciência Viva, do qual o centro de Proença-a-Nova também faz parte. Este ano, o tema é “Alertas da Natureza”, com uma programação especialmente dedicada às alterações provocadas no planeta pela ação humana.