A comunidade intermunicipal da Beira Baixa é uma das 27 entidades envolvidas no projecto “Rehubs” que tem como principal objectivo capacitar as comunidades rurais para fortalecer a sua resiliência climática. A iniciativa vai decorrer até 2029 e é cofinanciada pela União Europeia através do programa “Horizon Europe”.
Enquanto região piloto do projecto, a comunidade intermunicipal da Beira Baixa vai dinamizar a próxima fase do trabalho; a análise de necessidades, que vai arrancar formalmente no mês de Dezembro e que “vai permitir identificar de forma clara os desafios e requisitos dos utilizadores locais, contribuindo diretamente para a definição de soluções ajustadas à realidade do território” refere a organização em comunicado.
O “Rehubs” vai desenvolver “um conjunto de ferramentas inovadoras direccionadas para os territórios rurais, incluindo projeções climáticas, sistemas de avaliação e modelação de risco, soluções digitais de apoio à decisão e mecanismos de alerta precoce”.
A participação activa das entidades regionais, que vão actuar como membros do microcentro rural da Beira Baixa “é determinante para garantir que os resultados do projecto respondem a necessidades concretas e produzem impacto directo no terreno” afirma a CIMBB.
Uma das actividades previstas no projecto, é a criação dos microcentros rurais, concebidos como laboratórios vivos que envolvem agricultores, autoridades locais, instituições científicas, pequenas e médias empresas e organizações da sociedade civil na identificação de necessidades, teste de soluções e desenvolvimento de ferramentas práticas.
Os contributos recolhidos nesta fase vão potenciar a criação de uma plataforma digital de avaliação e adaptação de riscos, que pretende agregar “orientações operacionais e ferramentas aplicáveis pelas comunidades e autoridades locais, reforçando a capacidade de antecipação, planeamento e resposta climática”.













