Um ano depois do grande incêndio que devastou a Serra da Estrela, a deputada do PSD eleita pelo distrito de Castelo Branco na Assembleia da República apresentou um conjunto de questões ao ministro do ambiente e acção climática a propósito dos apoios prometidos para o território.
Cláudia André sublinha que “o parque natural da Serra da Estrela sofreu danos ecológicos, que ainda hoje estão à vista de quem percorre o território. É certo que o governo anunciou um conjunto de medidas de revitalização, prevendo um investimento superior a 200 milhões de euros, mas ainda hoje um sentimento de abandono, esquecimento e desvalorização. Existem muitas queixas de atrasos e morosidade na concretização das medidas”.
Depois da apresentação do projecto “Estrada Verde”, que atravessa os municípios da Guarda, Gouveia e Celorico da Beira, Cláudia André quer saber “qual a leitura que o ministério do ambiente faz desta proposta dos autarcas, qual a intervenção que teve neste processo e qual será o acompanhamento que vai fazer sobre este tema tão sensível e importante para as populações daqueles municípios” assim como se existe uma perspectiva temporal e orçamental deste investimento.
Neste conjunto de questões apresentadas ao ministério do ambiente, Cláudia André quer ainda conhecer como está a ser concretizada a recuperação da fauna do rio Zêzere, que foi destruída pelas cinzas das chuvas após os incêndios.