A CooLabora assinala no dia 25 de novembro, sábado, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Em conjunto com cerca de 20 entidades locais, a associação de intervenção social promove um dia de sensibilização para a comunidade, com várias atividades na Covilhã, incluindo uma Marcha contra a violência sobre as mulheres.
“Aqui só bate coração” é o nome da iniciativa que a CooLabora e as entidades parceiras da Rede Violência Zero promovem na Covilhã para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
Data que visa alertar toda a sociedade para a violência física, psicológica, sexual e social que atinge as mulheres e as raparigas em todo o mundo, constituindo uma das violações dos direitos humanos mais comuns.
É com a mesma mensagem que a associação de intervenção social convida a população a deixar a sua marca contra a violência num mural que vai estar instalado no Jardim Lago, a partir das 14h30. Local onde também vai ser dinamizada uma sessão de “microfone aberto” para quem se queira manifestar sobre o tema e um momento de poesia por António Valezim.
Segue-se uma marcha pela eliminação da violência contra as mulheres com um desfile de bandeiras até ao Jardim das Artes, onde é feito um coração humano. Para a iniciativa, a CooLabora apela ainda aos participantes para que levem vestido roupa preta ou preta e vermelha.
Na União Europeia, uma em cada três mulheres foi vítima de violência física ou sexual e em Portugal, só em 2022, foram registadas mais de 30 mil ocorrências de violência doméstica, com 75% das vítimas do sexo feminino.