A partir desta quinta-feira, 12 de outubro, já é possível aceder ao Balcão Único Digital do município da Covilhã. Uma ferramenta online, disponível 24 horas por dia, que visa facilitar o acesso dos munícipes aos vários serviços autárquicos, desburocratizando os processos dos mesmos.
Foi apresentada esta quinta-feira, na Câmara Municipal da Covilhã, a plataforma que reúne online todos os serviços municipais e à qual os cidadãos podem aceder “a partir de qualquer local”, de forma “simples, prática e intuitiva”, explicou o presidente do município.
Vítor Pereira, esclareceu que os munícipes podem, a partir de agora e “à distância”, realizar “um vasto conjunto de consultas de faturação e de documentos”.
“Estamos a falar de requerimentos, de licenças, de notificações, despachos, entre outros. É possível efetuar o preenchimento de formulários interativos”, para além de possibilitar “a anexação organizada de documentos, seja de forma individual ou em lote, com controlo de formatos, tamanhos e assinatura”, elucidou o edil durante a apresentação do novo balcão.
A ferramenta permite ainda guardar rascunhos de algum pedido ou requerimento que esteja a ser efetuado, e consultar o estado dos formulários já submetidos, podendo o cidadão acompanhar todo o processo.
Marcos Lopes, responsável pela implementação do projeto, explica que o balcão está inserido na página oficial do município, “através da sigla BU”, e que se trata apenas de um “complemento virtual, digital, aos serviços que já existem e são oferecidos pelo município”.
Para Vítor Pereira, esta ferramenta “garante não só o aumento da qualidade de vida do cidadão como também a atualização, agilização” do município, “disponibilizando uma solução com um conjunto alargado de funcionalidades que potenciam a desburocratização, um dos objetivos deste balcão”.
Para além de “imprimir maior celeridade e qualidade processual no tratamento dos assuntos” submetidos à Câmara, o balcão também pretende “reduzir deslocações desnecessárias” dos cidadãos ao município, sendo uma valência pela qual “o município ficará para sempre ligado aos munícipes”, remata o edil.
De acordo com o autarca, este também “é mais um passo da desmaterialização de processos e na redução do consumo de papel”.
O portal está adaptado a qualquer dispositivo móvel, estando disponível já a partir desta quinta-feira. Para um primeiro acesso, basta proceder ao registo inicial que pode ser realizado por singulares ou entidades coletivas manualmente, com o preenchimento dos campos requeridos, ou automaticamente através da autenticação.gov.