O Município da Covilhã foi certificado este sábado, 21 de outubro, com a Bandeira da Ética. Um “carimbo” atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que reconhece o comprometimento da autarquia com a ética desportiva e o fair-play.
Foi no pavilhão do Clube Desportivo da Covilhã, onde diariamente treinam dezenas de atletas em várias modalidades, que o município recebeu a marca de qualidade do IPDJ.
A Câmara Municipal candidatou-se à Bandeira da Ética o ano passado, com a primeira edição da “Semana da Ética no Desporto”, que se realizou de 24 a 30 de outubro de 2022, com palestras, personalidades, professores, pais, treinadores e dirigentes associativos para discutir e divulgar os valores éticos no desporto.
Uma iniciativa “inovadora”, diz José Miguel Oliveira, “que pretende dignificar e mostrar a forma como o município quer estar no desporto de formação com ética”. O vereador do desporto e associativismo afirma que este reconhecimento se deve a um trabalho de equipa, de pessoas que “se empenham todos os dias para que o município seja cada vez melhor e mais desportivo”.
“O caminho está traçado, temos um plano estratégico quer do ponto de vista de infraestruturas, quer do ponto de vista de atividades desportivas e a ideia é continuar a trabalhar em prol do desporto do nosso concelho e do nosso país”, anunciou o vereador durante os discursos.
Catarina Durão, Diretora Regional do Centro do Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ) revelou que existem crianças a querer parar os treinos ou os jogos “porque sentem vergonha do que se está a passar nas bancadas, onde estão os pais, os irmãos, os avós, que eles não reconhecem como as pessoas que são o fator protetor deles no dia-a-dia” e por isso apela aos familiares que deixem “o exemplo, não só nas profissões e momentos lúdicos” mas também enquanto adeptos.
Já para o presidente da Câmara, Vítor Pereira, o “exemplo vem sempre de cima”.
“Os presidentes, os dirigentes e treinadores, devem dar o exemplo mais importante aos jovens e a quem assiste às competições desportivas em todas as modalidades. É preciso saber assistir com entusiasmo, com alegria, e isso é precisamente a ética no desporto”, referiu o edil.
O município da Covilhã passa, assim, a ser reconhecido a nível nacional pelo trabalho na promoção da ética e do fairplay no desporto, através da Bandeira de Ética, recebida no âmbito das comemorações dos 153 anos da cidade da Covilhã.