O Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, unidade de investigação de natureza interinstitucional na UBI, foi distinguido pelo COP, com o Prémio de Investigação Científica.
O prémio foi atribuído no âmbito da Celebração Olímpica 2025, realizada a 13 de novembro último, em Lisboa.
Em nota de imprensa enviada à RCB, os responsáveis referem que, esta distinção “reconhece o contributo consistente do CIDESD para a produção de conhecimento científico nas áreas das Ciências do Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, sublinhando a relevância da ciência como pilar estratégico para o sucesso desportivo e para a promoção de estilos de vida mais ativos e saudáveis…tendo sido classificado pela FCT como unidade de I&D “Excelente”. Pode ler-se.
A atividade científica do CIDESD é coordenada por Daniel Marinho, Professor Catedrático do Departamento de Ciências do Desporto da UBI e atualmente Pró-Reitor para a área de Concursos de Pessoal Docente e Reconhecimentos Académicos.
Para o docente, “este prémio é o reconhecimento de todo o trabalho coletivo que tem vindo a ser realizado pelo CIDESD nesta área do conhecimento, permitindo posicionar o centro como uma referência nacional e internacional”.
Daniel Marinho acrescenta que “este reconhecimento só é possível, graças ao apoio indiscutível da Reitoria da UBI e de todas as sete instituições que fazem parte deste consórcio, ao qual gostaria de agradecer, permitindo continuar a estreitar as relações entre o CIDESD e os principais parceiros nacionais e internacionais, indispensáveis na ligação entre a ciência e a prática e que importa reforçar e valorizar”. Conclui.













