O município da Covilhã, através do museu municipal, vai prestar homenagem às bandas filarmónicas do concelho com a exposição “Uma Viagem pela Filarmonia: do século XIX ao século XXI”. A mostra é inaugurada a 1 de setembro, no Dia Nacional das Bandas Filarmónicas.
O trabalho foi preparado em conjunto com todos os grupos do concelho. Desde a banda de Casegas, à de Vila do Carvalho, passando por Cortes do Meio, Erada, Paul, São Jorge da Beira, Unhais da Serra, Verdelhos e Covilhã.
Em exposição vão estar dez painéis com um estudo “valioso” de cada filarmónica, acompanhados de peças emblemáticas da história e da memória de cada banda.
O objetivo, revela a autarquia, é “reconhecer o trabalho” que aqueles grupos “desenvolvem em prol da sociedade e da cultura, bem como contribuir para valorizar e incrementar o trabalho desenvolvido pelas mesmas na cultura popular covilhanense”.
Mais acrescenta que também vai servir para “preservar a história” e lembrar que as bandas são “um capital valioso, com um impacto e uma influência substancial na vida da comunidade”, agregando “valores sociais e culturais de inclusão” e da “construção de identidade e coesão territorial”.
A inauguração acontece no dia 1 de setembro, com a sessão de abertura marcada para as 17h00. A mostra fica patente até 29 de dezembro, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.
Durante este período, a autarquia avança que vão decorrer naquela estrutura conversas informais com cada uma das Bandas Filarmónicas, em datas a anunciar.