O agente da PSP Fábio Guerra, natural da Covilhã, morto a 21 de março de 2022, à porta de uma discoteca em Lisboa, e o militar da GNR Sérgio Russo, natural de Cortes do Meio, morto há cerca de 20 anos em serviço, em Vila Nova Foz Côa, vão ser homenageados pelo município da Covilhã a título póstumo, no dia 18 de outubro de 2023, no âmbito do programa comemorativo do Dia da Cidade. A ambos são atribuídos antropónimos nas ruas onde moravam: Penedos Altos (Covilhã) e em Cortes do Meio (Covilhã).
As comemorações arrancaram esta quarta-feira com o 3.º Encontro Covilhã Social e prosseguiram hoje, 12 de outubro, com a apresentação do novo portal de serviços do Município, plataforma que funciona como um balcão único digital e que coloca ao serviço dos munícipes um conjunto de funcionalidades, acessíveis a qualquer hora ou dia do ano.
No próximo sábado, realiza-se o Fórum do Associativismo da Covilhã e a sessão de abertura do Diafragama – Festival Internacional de Fotografias e Artes Visuais. Está ainda prevista a realização de uma Arruada Literária pelas ruas da Covilhã, no dia 18 de outubro.
No mesmo dia, o programa também integra as homenagens póstumas ao agente Fábio Guerra e ao guarda Sérgio Russo.
No dia da elevação da Covilhã a cidade, 20 de outubro, realizam-se as sessões solenes da Assembleia Municipal (10:00h) e às 15:00H, a de entrega de medalhas de homenageados.
Ao longo do mês também haverá inaugurações, nomeadamente das coberturas dos pavilhões do CCD Estrela do Zêzere da Boidobra e do Clube Desportivo da Covilhã.