Com a necessidade urgente de requalificar o asfalto e colocar novos rails de proteção, algo que a organização da prova reclamava há muito, a corrida vai mesmo realizar-se no próximo fim de semana.
Recorde-se que a RCB avançou a notícia da data da realização da prova automobilística, no passado mês abril.
A cidade da Covilhã recebe assim, a 30.ª edição da Rampa da Serra da Estrela, última prova do Campeonato de Portugal de Montanha 2024 (CPM).
Como é habitual, a competição terá a presença dos principais pilotos do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, com destaque para os Protótipos, GT, Turismo, Legends e Clássicos (onde o campeão covilhanense Flávio Sainhas é expoente máximo – várias vezes campeão nacional da categoria, incluindo já a competição deste ano, onde já ganhou seis das sete provas realizadas, até ao momento, num total de oito, com o seu Ford Escort MKI).
Organizada pelo Clube Automóvel do Minho (CAMI Motorsport), a corrida tem o apoio do Município da Covilhã e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, em colaboração com a Associação Portuguesa de Pilotos de Automóvel de Montanha (APPAM), do consórcio promotor do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group e secção de motorismo do Clube Nacional de Montanhismo da Covilhã.
São cerca de cinco quilómetros e meio, entre a cidade da Covilhã (a partir do cruzamento do estádio Santos Pinto), a 846 metros de altitude, e o ex-Sanatório (actual hotel), a 1.297 metros, num trajeto com um desnível de 451 metros e uma inclinação média de nove por cento.
A Rampa Serra da Estrela/Covilhã vai assim consagrar os campeões nacionais de montanha 2024.
A entrega de prémios far-se-à, como é tradição, domingo, 13 de outubro, ao final da tarde, no Parque de Estacionamento do Estádio Municipal José Santos Pinto, local, onde ficam instaladas as boxes.
A estrada vai estar fechada ao trânsito, no sábado, a partir das 12 horas, enquanto, no domingo, será às 08h30.