“A Lã na paisagem da Serra da Estrela” é o mote para o fórum de turismo industrial que vai ser promovido pelo museu de lanifícios da universidade da Beira Interior e pelo Estrela Geopark. A iniciativa decorre nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro.
A iniciativa está inserida no projecto “Rota da Lã Educa” e é financiada pelo programa “Transformar Turismo” com o objectivo de fomentar “um diálogo abrangente e relacionar um património natural, cultural e identitário com a sustentabilidade e o turismo industrial na região da Serra da Estrela, destacando o valor do património têxtil e do turismo autêntico”.
Estruturado em sessões temáticas e visitas de campo, o fórum explora o potencial da lã “um recurso natural e cultural da Serra da Estrela, como fio condutor para experiências turísticas autênticas, dinamizando a economia local e reforçando a ligação entre história, território e indústria viva”, refere a organização em comunicado.
A sessão de abertura é presidida pelo secretário de estado do turismo, Pedro Machado. Segue-se a realização de três sessões de discussão que pretendem abordar “as tradições e práticas ligadas à lã, que moldam a identidade cultural e socioeconómica da região”. O Fórum examina também o impacto do sector têxtil e do design como motores de desenvolvimento sustentável, valorizando o turismo, o património cultural e a indústria assim como a sua ligação ao turismo “áreas que se podem complementar para fortalecer a identidade local, dinamizar negócios e fomentar um turismo autêntico na região”.
Ainda no primeiro dia vai ser realizada uma visita à real fábrica Veiga, centro de interpretação da “Rota da Lã Translana” comentada pela fundadora do Museu de Lanifícios, Elisa Calado Pinheiro, que vai partilhar a história dos lanifícios na região da Serra da Estrela.
No dia 1 de dezembro, os participantes vão ter a oportunidade de conhecer o New Hand Lab, um antigo complexo industrial transformado em espaço cultural, e interpretar alguns dos locais mais emblemáticos da paisagem da Serra da Estrela, numa visita conduzida por especialistas da equipa do “Estrela Geopark” da Unesco com passagens pelo Covão do Ferro, pelo Planalto da Torre e pela Lagoa Comprida. O evento termina com uma visita ao museu natural da eletricidade.
Durante todo o fórum, vai estar patente ao público na galeria de exposição temporárias do museu a mostra “Matérias – Ondulância” uma escultura participativa da artista Ana Mena, desenvolvida em colaboração com os moradores do Teixoso e que explora a relação entre a comunidade e a tradição têxtil da região.