Este ano, o evento contará com quatro tunas a concurso: a Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Tuna Académica do Instituto Politécnico Cávado do Ave, a Tuna da Universidade Católica – Porto e a Estudantina Universitária de Lisboa.
O grupo convidado, o Grupo de Fados da Associação Académica da Universidade do Minho, vai atuar na sexta-feira, na Noite de Serenatas, que terá lugar a partir das 21h, na Praça do Município.
No sábado, a partir das 15h 30m, realiza-se o tradicional Passacalles pelas ruas da cidade e, à noite, o espetáculo principal é às 21h no grande auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior onde, além das tunas a concurso, atuarão a tua anfitriã e a dupla Sebastião Antunes & Carlos Lopes, da Quadrilha.
A Associação Cultural Desertuna espera receber cerca de 800 visitantes de vários pontos do país, entre participantes e espectadores, durante os dois dias do Festubi que, este ano, contará também com a inauguração do Mural Comemorativo XX Anos que decorrerá no sábado, pelas 14h 45h em frente às Galerias Professor António Lopes.
A Desertuna decidiu ainda associar-se à causa da Liga Portuguesa contra o cancro numa homenagem a um dos seus elementos que perdeu para uma das doenças com mais impacto em Portugal.