Apesar do calor, foi um sucesso o I Women’s Cup Futebol Feminino, que a Associação Desportiva da Estação (ADE) realizou este domingo, no seu complexo desportivo. Na Final, a UD Ponte Frielas derrotou a equipa covilhanense por 2-1. Competiram quatro clubes.
O conjunto oriundo da União de Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, venceu a competição só com vitórias (12 pontos em 4 jogos).
Em segundo lugar ficou a equipa da AD Estação com 6 pontos, seguida da formação do Viseu 2001 (3 pontos) e SC Salgueiros, com zero pontos.
Recordamos os resultados completos:
AD Estação – 3 – Viseu 2001 – 1
Ponte Frielas – 3 – Salgueiros – 1
Viseu 2001 – 3 – Salgueiros – 1
AD Estação – 0 – Ponte Frielas – 1
Ponte Frielas – 3 – Viseu 2001 – 0
AD Estação – 2 – Salgueiros – 0
Final: AD Estação – 1 – Ponte Frielas – 2.
A madrinha do Torneio foi a jogadora internacional portuguesa do Marítimo da Madeira, Laura Luís.
Em declarações à RCB, a atleta refere que “é bastante especial ser madrinha deste primeiro torneio feminino. É uma iniciativa bonita da parte da ADE e também por causa do crescimento que o futebol feminino tem tido nos últimos anos no nosso país, acho que estas apostas são sempre importantes, para que possamos ter mais mulheres e meninas a praticar a modalidade. Não estava à espera deste convite, fiquei surpreendida, podiam ter convidado outra jogadora, com mais nome, mas adorei estar aqui. Muito obrigado e grata pelo convite e assistimos aqui a bons jogos. Espero que possa haver mais torneios destes. Também existe qualidade nesta região e noutras de Portugal. Superou as minhas próprias expectativas. Bem organizado, bem disputado. A AD Estação está de parabéns”.
Quanto à organização, Milton Cornélio afirma que o balanço é positivo.
“Sim, podemos dizer isso mesmo. O balanço é positivo, este ano, infelizmente não vamos ter o “Diamantino Costa”, por questões financeiras, como é já público, é uma pena de facto, mas as coisas são mesmo assim, é um torneio importante e a direção da ADE vai ver se para o ano que vem, regressa, mas, quanto a este primeiro evento no feminino, foi bom. Este é um projecto nosso que está em crescendo, tal como o próprio futebol feminino no país, e o torneio foi um culminar da época da equipa sénior, foi uma bonita festa do futebol e espero que haja muitos mais no futuro, agradecendo desde já, a todas as equipas que estiveram presentes, tal como ao público”. Finaliza o coordenador do futebol da AD Estação.
Várias centenas de pessoas passaram pela bancada do complexo desportivo da ADE, ao longo do dia.
Na entrega de prémios, estiveram presentes, Hélio Fazendeiro (Chefe de Gabinete do edil do Município da Covilhã), Manuel Candeias e Joaquim Matias, presidentes da direção e assembleia geral da AF Castelo Branco e Licínio Romão, autarca da União de Freguesias de Covilhã e Canhoso, entidades que apoiaram o evento.
Brevemente faremos o balanço da época 2023-24, com Milton Cornélio, uma vez que, ainda vai haver competição até meados de junho.