A Dassault Aviation Business Services, empresa do setor aeronáutico que está a operar em Castelo Branco desde o início de janeiro, estabeleceu com a Universidade da Beira Interior (UBI) a realização de estágios de alunos da academia naquele centro operacional. Outras colaborações estão em perspetiva, avança a UBI.
De acordo com a instituição de ensino superior, a empresa do setor aeronáutico “tem mantido um diálogo com a reitoria”, articulado pelo presidente do município de Castelo Branco e, “para já”, está estabelecida a realização de estágios de estudantes de engenharia aeronáutica no centro operacional da empresa.
O vice-reitor, José Páscoa, adianta que “desde o início” contactaram a UBI para “avaliarem as condições que existiam para avançarem com a instalação da unidade” no aeródromo de Castelo Branco.
Ficou assim estabelecida uma ligação com o departamento de ciências aeroespaciais para a atribuição de estágios. “Uma vez que a nossa licenciatura é de Engenharia Aeronáutica, os nossos alunos despertam-lhes mais interesse, em detrimento de áreas mais relacionadas com o espaço”, refere em comunicado o vice-reitor.
A Dassault Aviation tem sede na Suíça e, em Portugal, as primeiras instalações funcionam em Cascais, onde começou a existir dificuldade em expansão.
Em Castelo Branco terá atividade relacionada com a manutenção programada de jatos privados que abrange também a reutilização de peças em condições ideais de aviões em fim de vida. Uma atividade que se vai direcionar sobretudo para Portugal e países de língua oficial portuguesa.