A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes – AMT organiza, no próximo dia 24 de outubro, uma conferência sobre os desafios da mobilidade nos territórios de baixa densidade, a bordo do comboio Intercidades, entre Lisboa e Covilhã. O debate, que envolve autarcas e governantes, tem continuidade na Universidade da Beira Interior.
Com a presença da ministra da Coesão Territorial, do secretário de estado da Administração Local e Ordenamento do Território, do secretário de estado da Mobilidade Urbana e ainda do presidente da Câmara da Covilhã e o reitor da UBI, o comboio Intercidades parte de Lisboa às 8h15 de terça-feira (24) em direção à Covilhã.
Os autarcas dos municípios situados ao longo do percurso vão-se juntando à comitiva e fazem, a cada entrada, uma intervenção sobre os desafios da mobilidade nos seus territórios.
Chegados à Covilhã, a conferência continua numa sessão na Universidade da Beira Interior, a partir das 13h30.
Vão ser abordados temas como o ordenamento do território, a integração dos diferentes modos de transporte, a acessibilidade em áreas de baixa densidade, o financiamento sustentável, e a promoção da investigação e inovação, bem como a importância do diálogo contínuo com utilizadores e beneficiários do sistema de transportes.
Realizada em parceria com o município covilhanense e a UBI, a iniciativa pretende “abrir um espaço de discussão sobre as especificidades das regiões de baixa densidade populacional e de ocupação dispersa em mobilidade e transportes.
A conferência “Desafios da Mobilidade nos Territórios de Baixa Densidade” tem entrada livre, mas está sujeita a número de lugares disponíveis e carece de inscrição prévia.